A maior loja da rede GBarbosa conta com revestimentos modernos e sem juntas

O desafio era de executar uma reforma na maior loja da rede, sem interromper o faturamento e entregar um novo conceito de loja, mais moderna e com produtos que vão do básico ao importado.

Foram 60 dias intensos de obra para a reforma da loja GBarbosa Costa Azul, rede que faz parte do grupo chileno Cencosud e acumula 150 estabelecimentos distribuídos entre supermercados, hipermercados, eletro shows e farmácias no nordeste brasileiro.

O desafio era de executar uma reforma na maior loja da rede, sem interromper o faturamento e entregar um novo conceito de loja, mais moderna e com produtos que vão do básico ao importado. Com um investimento de R$ 16 milhões pelo grupo Cencosud, as mudanças incluem substituição de piso, ar condicionado, mobiliário e caixas para pagamento mais amplos, além da nova comunicação visual mais moderna no interior e na fachada.

A pauta mais preocupante do projeto era a substituição do piso atual, uma cerâmica com juntas largas e com desnível entre placas. A cerâmica desnivelada resulta em diversos custos de manutenção diretos e indiretos, não apenas com o desgaste das bordas e eventuais trincas e peças soltas, mas o desgaste constante das rodas dos carrinhos, o acumulo de sujeira nas juntas e a dificuldade de limpeza e manutenção do revestimento cerâmico. Mesmo pensando em todos os fatores, o projeto inicial ainda considerava a substituição por outro revestimento cerâmico.


Eram mais de 7.000m2 para executar em cinco etapas de 12 dias cada, entre preparação da base e aplicação do revestimento. Para um revestimento comum, o prazo de 60 dias não era confiável, principalmente para remover todo o revestimento anterior em uma obra por etapas e com fornecedores e prestadores de serviços trabalhando na mesma área ao mesmo tempo. Foi neste momento que a Miaki entrou em contato com grupo para alteração da especificação, apresentando a linha Duraline, composta de resinas importadas da Alemanha, a base de metilmetacrilato, de alta resistência, cura extremamente rápida e sem a necessidade de remoção da base existente.

O maior critério para alteração da especificação foi o prazo de aplicação: com a linha Duraline é possível aplicar grandes pavimentos em apenas 12 horas, além da cura extremamente rápida e liberação da área para uso em apenas 2 horas. Lógico que as vantagens do metilmetacrilato não param por aí, somando a agilidade de aplicação, o revestimento agrega alta durabilidade e resistência química e mecânica, facilidade de limpeza e manutenção além de não proliferar bactérias, características importantes para ambientes de manuseio de alimentos e com tráfego intenso constante. As características da linha Duraline podem ser comprovadas em mais de 600 lojas aplicadas por todo o Brasil, facilitando a tomada de decisão pelo grupo em trocar a especificação.

Que os prazos de aplicação eram mais curtos do que a cerâmica, todos já estavam cientes, mas para a surpresa dos gerenciadores da obra, foi possível concluir a aplicação de até 1.600m2 em apenas 1 dia, superando o prazo previsto para a substituição do revestimento. Ou seja, uma etapa que estava prevista para 7 dias, foi executada em 12 horas de preparação e 12 horas para aplicação do revestimento.

O resultado foi uma estética uniforme, sem juntas e moderna, atendendo aos requisitos do projeto de arquitetura, de resistência mecânica e estética duradoura, que poderão ser comprovados pela circulação intensa da loja, a maior em faturamento da rede.

Para completar a satisfação com os revestimentos, a loja recebeu a visita da diretoria nacional e chilena do Cencosud durante a inauguração, que elogiaram a qualidade, estética e agilidade de aplicação do revestimento.

Não apenas em áreas de salão de vendas, os revestimentos monolíticos atendem e melhoram a operação em áreas de processo como açougues, peixarias, frios, padarias e cozinhas com a linha Duraline e PU-CIM. Ambientes de tráfego intenso de empilhadeiras e paleteiras como estoques e depósitos, carga e descarga são facilmente recuperados com a linha PU-CIM de extrema resistência e durabilidade.

Conheça referências e inspire-se para o seu projeto: Segmento Supermercados